sábado, 26 de dezembro de 2009

Mensagem de fim de ano


Dizem que começo de ano é página em branco, hora de deixar para trás os rabiscos sem propósito e as anotações de rodapé. A gente espera que, dessa vez, a história não tropece em pontos finais inesperados, nem que escorra por margens malfeitas. Inútil pedir tanto da vida, por si só um livro traiçoeiro, do tipo que acaba pelas metades. Mas as linhas estão ali, vazias e firmes, esperando por novidades. A arte de reinventar o mesmo.

Um conselho? Não faça promessas. Todos ficamos muito chateados quando você não as cumpre. Tenha objetivos. Promessas são vagas, objetivos são claros, embora ambos esbarrem em contratempos. Não espere o fim de ano para reconstruir a vida, se todo parágrafo também é um recomeço.
Sempre enxerguei o tempo como um artista de rua dissimulado. Passa pela gente devagarzinho, carregando consigo sofrimento, amores e juventude. Mas ultimamente o malabar traiçoeiro tem sido cruel. O tempo cansou de dançar, virou trapezista e alçou vôo. Parece que o mundo tem pressa de acabar. Mas não adianta querer engolir as vírgulas, massacrar a paciência. Quem não sabe esperar um desfecho não pode ser protagonista até o fim.





É difícil desbravar o novo quando sabemos uma porção de coisas a seu respeito. Que vamos perder muito, decepcionar-nos como sempre. As esquinas da vida escondem muitas surpresas, e nem todas são agradáveis. Mas, quem encontrou a si mesmo, pode achar qualquer saída. É tempo de preencher as lacunas da ausência, fazer um novo começo. A próxima chance pode ser a última.

Que as linhas de 2010 revelem, neste soneto do cotidiano, grandes poetas da determinação!
Por Fabiane Guimarães

Feliz Ano Novo!

4 comentários:

  1. UM INICIO DE ANO COM UM TEXTO DESSE, NAO TE COMO SER RUIM...E SE RUIM, NAO TEM COMO SER ESQUECÍVEL.
    ALGO, COM CERTEZA, ACONTECERÁ PARA NÓS.

    ResponderExcluir
  2. Fah!

    Vc é uma poeta!!

    Ameiiii...

    ResponderExcluir
  3. Como diria o poeta " não há tempo que volte (...) vamos viver tudo que há pra viver!"

    Que esse ano seja cheio de realizações para todas nós e cada um dos leitores do entresutias!

    ResponderExcluir