terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Na onda do Panetone

Contagem regressiva...

O Natal vem chegando e ao contrário daquele espírito de solidariedade que poucos ainda carregam o que se vê é a já amiga, corrupção. Não é de se estranhar que em uma sociedade onde as pessoas gastam o seu tempo em shoppings lotados, comprando sacolas e mais sacolas de presentes, os políticos escondam dinheiro nos bolsos, bolsas, cuecas e meias.
Natal virou sinônimo de consumo. Lucro para os lojistas, aperto no orçamento do trabalhador que se vê obrigado a comprar um Playstation para o filho mais novo, um Iphone para a filha adolescente, um presente para a esposa, para o amigo-secreto da empresa e por aí vai. Tornou-se também o descontentamento do pobre, que se esforça para ao menos ter o que levar a mesa no dia da ceia, que em outras casas é baseada na fartura e no desperdício do dia seguinte.






O verdadeiro sentido do Natal? Esse já foi esquecido. É só sair às ruas e observar a enorme quantidade de pedintes em busca de uma "esmolinha" para o Natal. Ou olhar para dentro de suas próprias casas onde as crianças fazem birra se não ganharem exatamente aquilo que pediram ao Papai Noel. Natal é tempo de encontro, reconciliação. Não é válido uma família passar o ano todo brigada, se reunir na noite do dia 24 como se nada tivesse acontecido, e continuar brigada pelo resto do Ano Novo.



Por Marina Dutra
Antes de reclamar e quebrar tudo na câmara, por causa do maior escândalo político que a capital já teve (pelo menos o maior já descoberto), que tal olhar um pouquinho para o próprio umbigo e tentar corrigir a ambição que existe em cada um de nós? Natal também é tempo de perdão. É claro que não podemos fechar os olhos (como anteriormente já fizemos) para o cara-de-pau do político que desviou milhões do nosso dinheiro, com a desculpa de comprar panetones. Mas o essencial é não nos esquecermos daquilo que realmente importa. Do real sentido de solidariedade, amor e perdão, que certamente não se apresenta no consumo exacerbado.

Um comentário:

  1. É você falou tudo, as pessoa não enchergam oque o natal representa e passa a dar mais valor nos bens materias,e tem algumas que só espera a festa pra curti muito, isso e fodaa =/.
    Você comento toda a realidade que acontece no nosso mundinho, as vezes temos que se dar conta que tem pessoas que só pedem um pouco de comida neste natal, já outras nem ligam pra refeição porque sabe que vai ser exageradaa

    ficou muito bomm oque vc escreveu. Tudo isso que vc falou faz parte da realidade do nosso natal.
    parabéns ficou ótimo
    Bjo0sSs....

    ResponderExcluir