terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Férias... Fantástica fábrica de chocolate brasileira

Nada melhor para uma chocólatra convicta do que conhecer uma das fontes de sua obsessão. Em minha última viagem ao litoral capixaba tive a oportunidade de conhecer a cidade de Vila Velha, lugar que abriga os dois pontos turísticos mais visitados do estado: o Convento da Penha e a Fábrica da Garoto.


Tenho que confessar que o convento é um lugar lindo, de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda cidade, se sentir superior a bela ponte que liga Vila Velha a Vitória e respirar um pouco da paz que emana do local; parada obrigatória para uma católica como eu. Mas nem mesmo toda a beleza do santuário foi capaz de desviar o encantamento de minha visita anterior à Fábrica da Garoto.

Para já ir entrando no clima, antes de se chegar à fábrica há uma pracinha toda ambientada em chocolate, onde turistas param a todo o momento para tirar fotos com o simpático Batom e com o rechonchudo Serenata de Amor (infelizmente não pude parar por lá!).

A fachada da construção é uma coisa louca, parece que há chocolate derretido escorrendo pelas paredes. Logo na entrada fica a lojinha, um verdadeiro paraíso, pra todo lado que se olha há chocolate! Dá pra adquirir os famosos chocolates Garoto, se refrescar com seus picolés (o Opereta é di-vi-no!), ou mesmo levar uma lembrancinha personalizada, tudo abaixo do preço convencional de mercado.

Mas como se tudo isso não bastasse, fomos fazer o tour pela fábrica. Há todo um procedimento de segurança para isso, não se pode entrar portando nenhum objeto metálico (nem mesmo meu mínimo brinco de segundo furo), é preciso colocar um jaleco descartável, usar touca e prender as barras da calça com velcro, já que shorts não são permitidos. Enquanto os procedimentos vão sendo feitos, assistimos a um filminho que só aumenta a vontade de pular para o próximo passo.

Conhecemos apenas algumas das partes de seus 200 mil metros quadrados de área construída. Primeiro passamos pelo setor de desembarque dos ingredientes, conhecemos os gigantescos armazenadores de recheio e passeamos pela área de mistura do chocolate, onde ele será mexido até atingir aquela textura maravilhosa (o cheiro lá é incrível); quando perfeito ele percorre os cinco km do choco tube. Próxima parada: linha de montagem! Lá dá pra ver o chocolate deslizando graciosamente pela esteira, recebendo o recheio, sendo recoberto e depois colocado junto a uma montanha tantos outros; nesse ponto são feitas paradas para degustação, pode-se comer à vontade, mas eu com um pouco de vergonha só comi 13.

Depois prosseguimos para a fase da embalagem, onde são fechados cerca de 250 bombons por minuto; por fim todos eles chegam à caixa amarela. Terminado o tour, depois de ter visto (e comido) tanto chocolate fui fazer compras, pena que não deu pra trazer nada pras meninas do entresutias porque o calor não iria permitir que chegassem bem até aqui. Mas fica a dica pra quem incluir o litoral capixaba em uma de suas viagens, uma visita deliciosa e que dispensa arrependimentos.

Informações e agendamentos de visitas: (27) 3320-1709

Por Daphne Dias

4 comentários:

  1. "mas eu com muita vergonha so comi 13"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quase uma caixa.....SOZINHA
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que pouca vergonha!

    .....e eu tenho certeza q nenhuma de nós (entresutias) se incomodaria com um chocolate derretido cheio de amoooooor, dado por vc!
    shuahsaus

    ResponderExcluir
  2. sim sim, é minha cidade....7 anos ao lado de essa fabrica, e até hoje estou viciado por chocolate....

    adeu,
    Felipe

    ResponderExcluir
  3. E diga-se de passagem, é lindissima sua cidade!

    Deus queira que um dia eu arrume emprego em alguma revista por ai e possa morar de frente aquele mar perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto. Correu bem para um blog e trouxe informações jornalísticas também. Parabéns! Próximas férias, já sei pra onde vou!

    ResponderExcluir