quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Férias de verão

                                            
Localização de Formosa, existe no mapa!

              
               Queria poder dizer que escapei do clima esquizofrênico de Brasília rumo a um balneário nordestino. Ou que, pelo menos, percorri uma distância maior do que minha bexiga poderia agüentar. Mas não. Como uma tiazona rica que não sabe o que fazer com o dinheiro que tem, eu simplesmente recebi meus três meses de férias sem o menor entusiasmo. Nada de Carnavais em praias ensolaradas ou fábricas de chocolate maravilhosas. Meu destino era o mesmo de toda sexta-feira comum: um ônibus interestadual vagaroso e caro. A diferença é que, dessa vez, eu carregava muito mais do que uma mochila de roupas sujas. Deixando Planaltina city e Little Sobrado para trás, as serras esverdeadas descortinaram meu fantástico paraíso do pequi. Uma pequena e Formosa cidade.


                         E quando eu quero mais, eu vou pra Goiás!

               Como eu costumo dizer para os amigos mais próximos, essa cidadezinha tem vantagens de colocar qualquer ponto turístico no chinelo. Minha cama e o colo da minha mãe são as principais. A frustração de ficar aqui, confesso, é embalsamada em doses de ironia ácida. Mas é estranho como, apesar de reclamar do trânsito caótico e da falta absurda de lazer, eu sempre sinto saudades disso quando vou embora. Onde mais eu encontraria paralelepípedos irregulares nas ruas, e amigos de infância nas esquinas? É legal poder ir de um lugar a outro a pé, ter vizinhos simpáticos e árvores para escalar.

   Salto do Itiquira, vale a pena conhecer! 


                                         
          A Lagoa Feia, um dos lugares mais lindos da cidade



             Tudo bem, você consegue percorrer todas as atrações noturnas em menos de trinta minutos; exceto nos sábados à noite, quando uma porção de fanfarrões jovens invadem os lugares usando toda a potência de seus carrinhos de som. E os motoristas que se arriscam pelas ruas realmente precisam estar atentos a alguns obstáculos (motos, carros, bicicletas, carroças, crianças, cachorros, gatos, mulheres grávidas, bêbados e buracos.). Tirando isso, e a terrível curiosidade pela vida alheia, eu provavelmente não escolheria outro lugar para visitar nos finais de semana. É só aqui que eu encontro paz, seja tomando uma cervejinha com meu pai, ou assistindo novela das nove com minha mãe, prazeres aos quais não posso usufruir durante o semestre. E foi aqui que eu encontrei o amor, ao som de Queen e Nightwish (e não em um show de sertanejo, como dizem as más línguas).



         O que prova que, mesmo que os seus sonhos sejam grandes demais para caber em suas raízes, nenhum lugar vai te receber tão bem quanto aquela terra onde plantaram sua semente. E, claro, nós Goianos somos realmente conhecidos pela beleza, capacidade intelectual, simpatia e modéstia imbatíveis!
 
       Fabiane Guimarães

                                                     

Um comentário:

  1. No caminho pra casa, batendo as mãos no volante: "I was born tooo looove you... (8)"

    ResponderExcluir